sábado, 19 de junho de 2010


A Copa do Mundo é um evento realizado a cada 4 anos pela FIFA onde países de o mundo todo se reúnem em um torneio de futebol masculino. A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol aconteceu em 1930, cerca de 80 anos atrás, e está na sua 19ª edição. Devido à 2ª Guerra Mundial, não ocorreu em 1942 e 1946. Hoje é realizada com 32 equipes participantes que são selecionadas por meio de uma eliminatória.
Em meio a conflitos, tensões entre às nações que parecem não ter fim, inundadas pelo sentimento capitalista onde só se pensa em poder, durante o torneio os países se unem em uma confraternização mundial, esquecendo quem é pobre e quem é rico, quem é poderoso ou fraco. Se unem em um único objetivo: apresentar o melhor futebol possível e conquistar a tão almejada taça.
Nesse período onde a copa é realizada, não só as nações se unem. É visível que cidadãos dos mais diversos países, sejam aqueles que que só vêem futebol durante a copa, ou aqueles que respiram futebol todos os dias, como é o caso do Brasil, transmitem uma alegria imesuravel, reunindo-se com os amigos, familiares para festejar esse momento, onde se esquece raivas, mágoas, tristezas, ou qualquer tipo de sentimento negativo. Tempo apenas de festejar, comemorar.
E ai, a Copa do Mundo, que seria apenas um campeonato mundial de futebol masculino, serve apenas como pretexto para a união de todo um mundo. No Brasil, o país simplesmente pára. O país do futebol, como é mundialmente conhecido, vive a emoção do torneio a cada segundo. Bandeiras espalhadas por todos os lugares, casas, carros, varandas e etc. Não se vê outras cores, apenas verde, amarelo, azul e branco. As cores do país. Estabelecimentos se fecham apenas por causa dos jogos da seleção. Pessoas deixam de trabalhar apenas por causa dos jogos da seleção. Escolas não têm aulas apenas por causa dos jogos da seleção. Patriotismo? Nacionalismo? Não.
Só vemos isso nesse período, onde todos os brasileiros tem orgulho de dizer: EU SOU BRASILEIRO. Apenas pelo brilhante futebol apresentado pela seleção. E esquecem do resto dos 4 anos que se passaram desde a última copa, onde a maioria apenas abriu a boca para criticar e dizer que tem vergonha do país onde vive. Em muitos países, como a Argentina, onde o nacionalismo é nato, podemos encontrar bandeiras, demonstrações de amor ao pais, em qualquer época do ano, em qualquer época dos 4 anos, o que se atenua durante a Copa.
Fácil é estar ao lado do país durante cerca de 1 mês em 4 anos. Fácil é estar ao lado do país nos momentos bons, de glória. Devemos ter orgulho do nosso país, pois é aqui onde nascemos e/ou vivemos. Parar de apenas criticar e não fazer simplesmente nada para mudar isso. Sair dessa situação acomodada onde apenas se aponta os erros dos outros, governantes e representantes. Tomar uma atitude para mudar tudo isso, simplesmente, fazer a diferença.

Por Rafaella Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails