domingo, 22 de agosto de 2010

A chave para o sucesso é a vocação


Nossa sociedade vive hoje uma situação em que tempo é tudo. E conseqüentemente, a famosa frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão falada. E nesse ritmo desenfreado e inconseqüente temos que tomar decisões importantíssimas para a nossa vida quase em questões segundos. Não há mais tempo para pensar, planejar, se decidir, até porque há um leque de opções extremamente vasto, o que faz com que as pessoas fiquem cada vez menos objetivas e mais em dúvida, só que não há tempo para isso. Uma hora se quer uma coisa, uma hora se quer outra coisa totalmente diferente, ou uma hora não se quer nada, outra hora se quer tudo. É nessa inconstância em que vivemos e acabamos muitas vezes tomando decisões erradas e precipitadas, que muitas vezes, infelizmente, interferem no resto de nossas vidas.
Penso eu, que não se pode cobrar de um adolescente de 17/18 anos uma escolha plena e certa do que ele pretende fazer no resto da sua vida. Isso porque a maioria não tem maturidade nem capacidade para fazer uma escolha tão complexa na sua vida. E são esses jovens imaturos, que escolhem as suas profissões apenas pelo o salário que um dia ela vai lhe oferecer e o status social em que ela vai lhe colocar. Isso, porque vivemos em um mundo onde somos o que temos e não os nossos princípios e valores.
Esses adolescentes que não tem vocação nenhuma para exercer essas profissões serão os futuros médicos que realizarão erros e médicos prejudicando a vida de pessoas, pois eles não tem amor a profissão e querem apenas lucrar mais e mais. Eles serão os futuros advogados sem escrúpulos que defenderão criminosos apenas para faturar alto, não pensando no que está por trás de toda a situação. Eles serão os futuros policiais corruptos que deixarão livres nas ruas pessoas que colocarão em risco as nossas vidas.
Devemos estimular as pessoas e nos estimular a escolher uma profissão que nos realizará não só financeiramente, mas muito mais, pessoalmente. Uma profissão onde nós levantaremos todos os dias com prazer em ir trabalhar, pois nos satisfará. Uma profissão que apesar do cansaço de um longo dia de expediente, estaremos satisfeitos por estarmos em um lugar onde fazemos o que gosto. E fazer o que se gosta, é a principal receita para o reconhecimento, quando se faz o que nos agrada, se tem amor pelo exercício e conseqüentemente faremos com qualidade e seremos bem sucedidos. Ser vocacionado a uma profissão é quando em nosso interior nos vemos felizes nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails